Veículos de Comunicação

Tradição

Com mega estrutura e diversas atrações artísticas e culturais, Festa do Folclore começa dia 18

Haverá praça de alimentação com a participação de 25 instituições sem fins lucrativos de Três Lagoas

Estrutura da festa começou a ser montada nesta semana  na Esplanada da NOB - Reprodução/TVC
Estrutura da festa começou a ser montada nesta semana na Esplanada da NOB - Reprodução/TVC

A estrutura para a tradicional Festa do Folclore de Três Lagoas já começou ser montada. Serão quatro dias de muitas atrações.  Depois de dois anos sem sua realização devido à pandemia da Covid-19, a festa acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, na Esplanada da NOB, no centro da cidade, com entrada gratuita.

Haverá praça de alimentação com a participação de 25 instituições sem fins lucrativos de Três Lagoas. A renda oriunda com a venda dos produtos será utilizada no custeio dos projetos desenvolvidas pelas entidades. A organização da praça de alimentação, neste ano, ficará sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Da Costa Leste/MS (Abrasel).

Além da praça de alimentação, haverá também espaço de artesanato com  trabalhos em crochê, tapeçaria, bijuterias, produtos de reciclagem, entre outros que serão comercializados pelos artesãos da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (Aclams) e outros parceiros. 

De acordo com o diretor de Cultura, Eriksen Plesley, a programação já está definida. “Convidamos a todos que participem, pois esta é uma festa para a família”, destaca, acrescentando que haverá seguranças para garantir a tranquilidade dos participantes.

ATRAÇÕES

A festa terá também shows com artistas de renomes nacional, regional e local. No dia 18, quinta-feira, a abertura do evento ficará a cargo dos músicos de Três Lagoas. Se apresentam: a banda Banda Ottoni e os cantores Alba Lessa e Maringá Borguet e depois será a vez do violeiro, cantor, compositor, ator e instrumentista sul-mato-grossense, Almir Sater.

Na sexta-feira, dia 19, o show fica por conta de Rio Negro e Solimões, antes, porém, se apresentam: Os Caçulas, Tiamita Show e Thamires Mori e Anderson e Claudinho são os destaques regionais da noite.

No sábado, a apresentação será do cantor Daniel, que será antecedido por Murilo Martinez e Grupo do Mato. No encerramento da festa, domingo (21), acontecerá o tradicional Festival Regional de Viola com vários artistas locais. Além disso, Xandy e Wander cantarão na abertura do show da dupla Henrique e Diego responsáveis por finalizar a 32ª edição da Festa do Folclore.

Além dos músicos, o evento terá ainda apresentações de grupos de escolas e Centros de Educação Infantil, entre outros que apresentarão danças folclóricas. 

HISTÓRIA

A Festa do Folclore de Três Lagoas foi idealizada pelo ex-prefeito José Lopes, em 1983. Depois dele, outras pessoas contribuíram para a realização do evento. Inicialmente a festa tinha um cunho educativo, através das escolas, e com o passar dos anos, tomou grandes proporções, mantendo o resgate da cultura popular.