Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Começa sexta etapa de vacinação contra a nova gripe

Além das crianças de até cinco anos, vacina continua à disposição dos cinco grupos prioritários

Além das crianças de até cinco anos, vacina continua à disposição dos cinco grupos prioritários -
Além das crianças de até cinco anos, vacina continua à disposição dos cinco grupos prioritários -

Foi prorrogada até o dia 2 de junho a Campanha de Vacinação da Gripe A (H1N1). Desta vez o Ministério da Saúde incluiu mais um grupo prioritário – crianças de 2 a 5 anos. Além da nova faixa etária, os demais continuarão recebendo as vacinas, pois a meta estipulada ainda não foi alcançada.

De acordo com a coordenadora do setor de imunologia, Humberta Azambuja, parte população prevista para receber a dose não procurou as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Os postos continuam fazendo a imunização. Embora mais um grupo esteja incluso, ainda precisamos atingir a meta em outras faixas etárias”.

De acordo com o boletim divulgado na quarta-feira (19), apenas dois grupos de risco tinham atingido a meta de 80%. “Os idosos com doenças crônicas chegaram a 154, 98% de cobertura; as crianças menores de 2 anos atingiram 86,83%. Mesmo com a nova contagem, continuamos com números inferiores a 80% nos demais grupos. Acredito que tenhamos alcançado estes números em apenas dois dos cinco grupos pela preocupação das mães com os filhos e também pela responsabilidade que os idosos tem com a Saúde”.

A coordenadora enfatiza que é necessário que a população de 30 a 39 anos continue procurando as UBS. “Fechamos sexta-feira (21) com apenas 26% de imunização. É um número baixo, se comparado com a meta correspondente 13.706 pessoas”.

Em entrevista ao Jornal do Povo ela garantiu que as doses que sobrarem serão distribuídas à população. “Faremos a vacinação de quem comparecer. Estava previsto para começar ontem, mas depois do dia 2, independente da idade, qualquer um poderá ser vacinado”.

Embora boa parte da população se preocupe apenas com a H1N1, outra meta da Secretaria está ligada à imunização contra a Influenza. Segundo a coordenadora, a Gripe Comum (influenza) atingiu apenas 45% da população de 60 anos acima.

De 60 a 64 anos, da população de 2.848, apenas 1,2 mil foram imunizados, o que corresponde a 42,44%. Dos 65 aos 69 anos, dos 2.165, 978 foram vacinados, atingindo 45,17%. Entre os idosos de 70 a 74 anos, 43,46%, o que corresponde a 771, dos 1.774 que deveriam tomar a vacina. Já dos 75 aos 79, 39,47% , com apenas 474, dos 1.297. Situação semelhante para quem tem mais de 80 anos, somente 34,62% foram vacinados.

Mais informações em nossa edição impressa