Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Comerciantes esperam aumento de 30% vendas de final de ano

Desenvolvimento industrial é responsável por crescimento da população e economia

Lojistas começam a ampliar quadro de funcionários com contratações temporárias -
Lojistas começam a ampliar quadro de funcionários com contratações temporárias -

O Natal é a melhor data em vendas para o comércio. É comum em todos os estabelecimentos, um aumento nas vendas em relação aos demais períodos do ano. Em 2013,  a expectativa é de que as vendas tenham um acréscimo de 30% a mais, com relação ao mesmo período do ano passado. “Com a construção da terceira unidade da fábrica de fertilizantes e o início das atividades da indústria de celulose, muitas outras empresas se instalaram na cidade, o que consequentemente atraiu muitas pessoas que moram hoje aqui (segundo o IBGE, a cidade está com quase 110 mil habitantes). O comércio local tem estrutura para atender essa demanda, o que também fortalece a economia do município”, aponta Atílio D´Agosto – presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACI).

O mês de novembro também marca outro ponto positivo para a economia da cidade, quando empresários, entidades e órgãos públicos pagam a primeira parcela do 13º salário. “Essa época do ano, além de coincidir com o Natal, quando as pessoas se sensibilizam e assim acabam por comprar presentes, vem também esse bônus salarial. Esse direito do trabalhador serve como uma compensação durante o ano e com certeza sobra o dinheiro no bolso para ele comprar presentes, fazer reformas, pertences pessoais, ou seja, a movimentação econômica de final de ano começa agora em novembro com o pagamento dessa primeira parcela”. 
 
Campanha
Hoje, a Associação conta com 400 empresas cadastradas e para estimular o consumidor três-lagoense a adquirir os produtos dentro da própria cidade, foi criada uma campanha de apoio aos empresários da cidade. “Nós elaboramos uma campanha para fomentar o comércio de Três Lagoas. O consumidor que comprar em uma das nossas lojas credenciadas estará concorrendo a prêmios como um carro, motos e computadores“. Segundo o dirigente, o propósito é que esse consumo seja revertido para a própria cidade, já que o dinheiro circula entre a própria comunidade. 
 
Empregos temporários
Nessa época do ano os lojistas também se preparam para atender a demanda aquecida e começam ampliar o quadro de funcionários. As contratações já tiveram início em meados de outubro. “Foram abertas cerca de 300 vagas temporárias em Três Lagoas. E como a cidade tem passado por uma transformação, o consumidor também tem se tornado exigente em vários aspectos. Assim, os quesitos de atendimento, capacitação e qualificação também entram em questão. Então, aquele trabalhador que começa a ingressar nesse ramo precisa necessariamente se atentar nestas características e claro, se adequar com as formas da empresa”, aponta D´Agosto.  
 
As contratações podem ser temporárias, mas o funcionário que apresentar bons resultados e bom comportamento, sempre acaba sendo efetivado. Principalmente aqueles que têm bons relacionamentos dentro da empresa.