O vereador Robson Rezende (PSDB) entregou na segunda-feira (11), ao presidente da Câmara, Edmar Pires Junior , o relatório da Comissão Processante, que investiga o vereador Nelo José da Silva, acusado de abusar da neta. A comissão aguarda agora a data do julgamento, que será definida pelo presidente da Câmara.
Robson destacou que assumiu a relatoria da comissão através de um sorteio, após a desistência do então relator Andrew Robalinho (MDB). O vereador explicou que a decisão da Câmara é política e que julgará apenas a permanência de Nelo como vereador, já que o processo criminal será julgado pelo Poder Judiciário. “Este é um julgamento político aonde no dia da votação os vereadores vão dizer se a conduta dele permite que possa ser vereador”, explicou Robson.
A comissão é presidida pelo vereador Lúcio Freitas (PSDB), e tem como membro o vereador Ronan Leal (Republicanos). Lúcio Freitas disse que a Comissão seguiu todos os prazos, dentro do trâmite.
O vereador Nelo (PSDB), 64 anos, foi preso em março suspeito de abusar da neta de 9 anos. Os abusos aconteciam desde setembro de 2021, segundo investigação.