Em tempos de pandemia, cuidar da saúde é prioridade. Mas há outros cuidados que também não podem passar despercebidos para quem vive sob o mesmo teto. Um deles é a vida do casal que vive junto, seja ele recém-casado ou com décadas de convivência.
O medo e as angústias provocadas pela Covid-19 não podem afetar a relação do casal, segundo a psicóloga Isabella Suttini, – ainda mais nessa semana de lockdown, em que muitos casais ficaram confinados em casa.
“E agora seria uma nova lua de mel ou um grande problema? O momento é de angústia. Apesar do amor, a convivência 24 horas por dia e a falta de contato com outras pessoas criam desafios para os relacionamentos e é preciso encontrar o equilíbrio em saber como conciliar tudo sem afetar o casamento e o relacionamento com a família”, afirma.
A especialista sugere alguns comportamentos que podem manter o relacionamento saudável tanto do casal quanto da família.
Entre eles, ela destaca que é importante respeitar o espaço e as vontades do parceiro. Além disso, brincar com as crianças pode fortalecer os vínculos da família. O casal pode fazer atividades que costumavam fazer na época de namoro, como assistir filmes e séries ou cozinhar juntos. Pode ser o momento de rever fotos antigas, fazer pequenas reformas em casa e colocar os armários em ordem.
“Além disso, manter a casa sempre limpa e arrumada dá a sensação de que a vida também está organizada. O mundo lá fora está um caos, quem deseja que a própria casa transmita esse cenário de bagunça? Coloque os filhos para dentro da cozinha e dê atividades domésticas para eles. É saudável e divertido tê-los por perto e todos juntos”.