Hoje é o último dia da 6ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva e às 8h deste sábado foi dada a largada para a competição de pesca esportiva, no Balneário Municipal de Três Lagoas.
De acordo com Estênio Congro, um dos organizadores do evento, cerca de 400 pescadores se inscreveram para a competição. “É uma satisfação saber que pessoas de perto e de longe se interessam em participar”, comenta.
O evento é considerado o maior festival de pesca esportiva de Tucunaré do país. Conforme Lester Scalon, colaborador da revista Pesca & Companhia, um evento como este engrandece Três Lagoas e a pesca esportiva como um todo. “Acredito que este torneio só tende a crescer e a melhorar. O evento mostra o quanto a pesca esportiva vem se fortalecendo e por consequência, a forma como movimenta a economia de uma cidade”, afirma.
Logo pela manhã centenas de pescadores acompanhados por amigos e familiares estavam no Balneário para apresentar à banca os documentos e adquirir os materiais necessários.
Pescadores de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia compareceram no torneio. Foi o caso João Danilo Moquete, que percorreu 380 quilômetros. O participante e sua dupla vieram da cidade de Tabatinga (SP) pelo segundo ano. Segundo João, a expectativa é que pelo menos um prêmio levem para casa neste ano. “Gosto muito de pescar, por isso ano passado me inscrevi, mas vim por lazer. Esse ano vim para competir”, brinca.
O casal Aílton Rezende e Maria do Socorro reside em Três Lagoas e, ao contrário da maioria, o casal não estava no Balneário para a disputa, e sim, por lazer. “É uma ótima opção de diversão em família. Viemos desde a primeira edição para prestigiar nossos amigos que competem.”
Não demorou muito para que a primeira dupla retornasse à margem do rio para a pesagem dos primeiros peixes. Foi o caso do três-lagoense Paulo Roberto Denipote, de 30 anos, que pescou dois tucunarés, medindo 37 e 39 centímetros cada. “Agora é voltar para o rio e voltar com maiores logo”, comentou entusiasmado.
AVALIAÇÃO
De acordo com Webert Gonçalves da Silva, popularmente conhecido por Capitão Gancho, consultor técnico do evento, o torneio está crescendo tanto em quantidade como em qualidade. Isso nos deixa muito contente.
Segundo Capitão Gancho, o evento tem destaque nacionalmente. “O número de inscritos e a satisfação dos competidores provam a visibilidade e o destaque que o torneio tem em todo o país”.
O Torneio de Pesca Esportiva é um dos principais eventos turísticos da cidade, este ano a estimativa da Associação de pesca esportiva de Três Lagoas (APETL) organizadora do evento é que R$1 milhão seja movimentado na economia local. No ano passado pescadores e visitantes gastaram R$ 800 mil, no comércio e prestadores de serviço de Três Lagoas.
PREMIAÇÃO
A pescaria encerra às 16h e até às 19h é realizado a pesagem dos peixes de cada dupla.
A partir das 15h terá o show dos cantores Marquinho Guerra e Tato e Nando, com entrada gratuita.
Confira mais fotos na Galeria de Imagens.