Os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão há quase três anos aguardando a distribuição de notebooks para serem utilizados em estudos e pesquisas. Os notebooks foram adquiridos em 2012 pela Prefeitura de Três Lagoas, através de financiamento do governo federal por meio do programa “Um computador por Aluno” (PROUCA) e há quase três anos estão guardados no almoxarifado da prefeitura.
Os computadores visam atender alunos do 3° ao 9º ano das escolas municipais. A previsão era de que a rede municipal com o auxílio dos notebooks incrementasse os estudos em sala de aula no segundo semestre de 2012, uma vez que o convênio entre a prefeitura e Caixa Econômica Federal foi assinado em maio daquele ano. Foram adquiridos 3.070 computadores portáteis pelo valor de R$ 1.056,632, 60.
Depois que os notebooks foram adquiridos é que a Secretaria Municipal de Educação verificou que haveria a necessidade de adaptação da rede elétrica nas salas, instalação de rede de internet, aquisição de armários para guardar os computadores após o uso pelos alunos.
Desde 2013, a Secretaria Municipal de Educação vem informando de que vai abrir licitação para a contratação da empresa que deverá realizar as adaptações necessárias nas escolas. Entretanto, até hoje, nenhuma providencia foi adotada e os notebooks continuam armazenados em caixa no almoxarifado da municipalidade. O Jornal do Povo solicitou na última terça-feira para esclarecer melhor o público leitor para a assessoria de imprensa da prefeitura, informações sobre o andamento deste projeto e se havia previsão para a entrega destes computadores para as escolas, mas até o fechamento desta edição, a assessoria não respondeu .
PROUCA
É um programa do governo federal, que permite aos municípios financiar a aquisição de computadores para os alunos da rede pública. O objetivo do programa é promover a inclusão digital mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.