Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Condutor embriagado atropela e mata criança de seis anos

O vigilante Jânio Jorgino dos Santos, 36 anos, foi preso em flagrante por homicídio doloso (quando não há intenção de matar) depois de ter atropelado e matado uma criança de seis anos. O acidente aconteceu por volta das 19h de domingo, na avenida Capitão Olyntho Mancini, no Parque das Mangueiras.

De acordo com o delegado Thiago José Passos da Silva, em entrevista coletiva à imprensa realizada na manhã de ontem, o suspeito conduzia um veículo Fiat Uno pela avenida, quando depois do Cristo, atropelou duas crianças, uma menina de seis e um garoto de 12 anos. Testemunhas apontaram que o condutor estaria em alta velocidade e fugiu do local do acidente sem prestar socorro às vítimas. “Depois da batida, o carro ainda seguiu por mais 20 metros até parar. A menina foi arremessada em um poste. Em seguida, ele [condutor] fugiu”, informou o delegado.


Testemunhas chamaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe de resgate, informouao delegado,tentou reanimar a criança por minutos, mas sem sucesso. A criança morreu no local. Já o garoto foi encaminhado ao Hospital Auxiliadora com suspeita de fraturas no braço.


De acordo com o delegado, uma das crianças ainda estava na calçada e a outra no meio-fio, próximo à calçada no momento do acidente. Para a polícia, o condutor estava em alta velocidade, perdeu o controle do carro e atingindo as crianças.


A prisão do suspeito aconteceu minutos depois do acidente, através de uma ação conjunta entre policiais militares e civis. Ele foi localizado na ruaRayldo de Oliveira Gomes,  próximo  a sua residência,onde já havia deixado o carro, um Fiat Uno, placas DKV-1162, de Três Lagoas. “Assim que a polícia chegou ao local um grupo de aproximadamente 10 moradores já se preparava para linchá-lo. Como eram todos, vítimas e suspeito, da mesma região, o acidente causou certa revolta”, disse.


BAFÔMETRO
O condutor foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), onde, com a ajuda da Polícia Federal Rodoviária (PRF), foi realizado o teste do bafômetro que apontou 0,93 miligramas de álcool por litro de ar expelido. O índice é três vezes superior ao passivo de prisão, 0,3 miligramas, como explicou o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, comandante da Polícia Militar. “O estado de embriaguez era visível e, ao ser ouvido, ele confessou que estava bebendo em um do outro lado da cidade”, destacou o delegado. O suspeito foi autuado em flagrante por homicídio doloso por ter, ao conduzir um veículo embriagado e em alta velocidade, assumido o risco pelo acidente.


Na manhã de ontem, Jânio dos Santos foitransferido para a Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas. Ao todo, duas testemunhas foram ouvidas sobre o caso. O delegado informou ainda que, além dos laudos periciais, a Polícia Civil solicitou às empresas da região cópias das imagens dos sistemas de segurança. O objetivo é, através das imagens, tentar apontar a velocidade com que o carro trafegava pela via. 
No momento do acidente, a vítima estava entregando convites para a sua festa de aniversário, que aconteceria nesta semana. Uma outra criança que estava no local do acidente não se feriu.


Essa foi a segunda prisão em flagrante por homicídio doloso em acidentes de trânsito. O outro caso foi registrado no dia 23 de agosto, no cruzamento das avenidas Rosário Congro e Ranulpho Marques Leal, quando duas pessoas foram presas pela morte de uma jovem de 29 anos, grávida de três meses.