Um idoso de 71 anos, residente no bairro Jardim Capilé, foi diagnosticado com Leishmaniose visceral humana, na sexta-feira (8), em Três Lagoas. Ele foi atendido e medicado pelo Hospital Auxiliadora, segundo nota emitida pela prefeitura da cidade. A publicação na internet não informa o estado de saúde do paciente.
O novo caso foi divulgado nesta terça-feira (12) no novo boletim de monitoramento da doença, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A doença é transmitida pelo mosquito Flebótomo, também conhecido por "palha". O setor de Vigilância Epidemiológica fez um bloqueio químico, com uso de inseticida, e limpeza de quintais em casas do bairro onde o idoso mora, na semana passada.
Com este caso, foram constatados 167 casos notificados suspeitos de Leishmaniose em 2019, sendo sete positivos, incluindo a morte de uma criança de um ano de idade, em 10 de março, e a de uma idosa de 76 anos de idade, em 14 de setembro.
Os principais sintomas da doença visceral são indisposição, anemia, febre, perda de peso e inchaço no baço, fígado e gânglios linfáticos.