Veículos de Comunicação

Caso Grave

Conselho Tutelar localiza vítima de automutilação e descobre não se tratar de adolescente

Jovem teria filmado ao vivo, ferimento provocado supostamente por lâmina de barbear, na semana passada

https://youtube.com/watch?v=rv3q6Sdfzrc
Problemas familiares podem ter desencadeado estresse em vítima - Reprodução
Problemas familiares podem ter desencadeado estresse em vítima - Reprodução

O Conselho Tutelar de Três Lagoas identificou e localizou o estudante que teria realizado uma transmissão ao vivo, via rede social em que se automutilava com uma lâmina de barbear. Entretanto, o órgão constatou que se trata de um jovem de 19 anos, ao contrário da denúncia feita por amigo e agente de saúde, na sexta-feira (11). Ele foi encaminhado para o Caps II (Centro de Atendimento Psicossocial), supostamente por apresentar distúrbios de estresse emocional.

“A mãe do estudante recebeu orientações e a Secretaria de Saúde Municipal providenciou o encaminhamento para o Caps II, onde eles foram atendidos”, disse a coordenadora substituta legal do Conselho, Luciana Cardoso do Nascimento.

Ainda de acordo com a conselheira, o rapaz estaria abalado com a separação dos pais e a falta de emprego. “A família disse que ele tenta arranjar um trabalho, mas, não tem obtido sucesso, o que estaria lhe causando um grande conflito interno. Segunda a mãe, esta seria a primeira vez que tomou conhecimento da automutilação”, disse.

 

O caso

O vídeo foi postado na página do estudante, que cursa o EA2 em uma escola da zona sul da cidade, por volta das 6h. Até o momento da postagem, a transmissão teve 30 visualizações e uma curtida negativa, além de três comentários que reprovavam a ação.

O conteúdo foi retirado da internet, cerca de três horas após a postagem. O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar, por um usuário da rede social, amigo da vítima. Uma agente de saúde também denunciou a ação.

Segundo testemunha, esta seria a primeira vez que o estudante teria postado vídeo, praticando automutilação. Nas imagens, é possível identificar que ele está de cueca e supostamente faz cortes superficiais em um dos braços. Não há áudio no vídeo. Logo abaixo da transmissão, é possível ler frase publicada por ele em um vídeo compartilhado no dia 7 de janeiro deste ano, em que afirma: “Saudade do meu pai da pega hein (sic)”.

Veja reportagem.