Veículos de Comunicação

Denúncias

Conselho Tutelar registra mais de 20 casos por dia em Três Lagoas

Entre os casos mais registrados estão maus tratos, abandono, uso de entorpecentes e gravidez na adolescência

 - Kelly Martins
- Kelly Martins

O Conselho Tutelar de Três Lagoas atende, em média, 20 ocorrências por dia, desde o início deste ano, segundo a coordenadora Lilian Nagano, que assumiu os trabalhos à frente da instituição em 2016. Entre os casos mais registrados estão maus tratos, abandono, uso de entorpecentes e gravidez na adolescência.

Diante disso, o Conselho Tutelar junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) vão realizar no próximo mês palestras nas escolas públicas de Três Lagoas.

“O objetivo é orientar os adolescentes sobre essas questões, como também promover a prevenção quanto às drogas e sexo”,  pontuou Edmar Rodrigues, presidente do CMDCA, durante entrevista no Programa Bom Dia Três Lagoas, exibido pela TVC-Canal 13, nesta quinta-feira, 3.

 Lilian e Edmar ressaltam que esses conflitos levam a uma série de problemas que afetam a vida social das crianças e adolescentes e levam os jovens a fugirem do lar, passando a usar substâncias entorpecentes e a ingerir bebidas alcoólicas, como por exemplo.

O Conselho Tutelar conta com cinco conselheiros que, segundo a coordenadora, têm recebido capacitação e passado por diversos treinamentos para atendimento à população. “Estamos nos aperfeiçoando, com treinamentos, palestras, para promover melhor atendimento à comunidade”, frisa.

Ela destaca que os problemas familiares e conflitos têm levado muitos pais à instituição em busca de ajuda e, outros,  alegam não ter condições psicológicas para continuar cuidando dos filhos. “Muitos pais já vieram querendo entregar os filhos ao Conselho Tutelar, como se fossem um objeto descartável. Alguns também acreditam que o órgão é quem tem a função de educar. Queremos alertar às famílias que essas questões não são atribuições do Conselho e que os pais precisam se atentar melhor nos cuidados com os filhos”, observou Nagano.

As denúncias podem ser feitas ao Conselho Tutelar pelos números 3929-1812 e 9293-1579 (celular do plantão). 

(Viviane Pinheiro/TVC)