Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Conselho Universitário aprova criação de Curso de Medicina

Nos próximos meses, UFMS deve publicar edital de contratação de 12 técnicos

José Antônio Menoni, diretor do campus de Três Lagoas da UFMS -
José Antônio Menoni, diretor do campus de Três Lagoas da UFMS -

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aprovou, no dia 16, a criação do curso de medicina em Três Lagoas. A informação é do diretor do campus de Três Lagoas, José Antônio Menoni. De acordo com ele, a aprovação representa a criação oficial do curso no município. “Antes, o curso era um projeto. Agora, ele existe de fato. A Medicina em Três Lagoas está oficialmente no roll de cursos da universidade”, completou.

O próximo passo agora será conseguir a aprovação do projeto pedagógico do curso, que, segundo o diretor, está em processo bastante adiantado. 


Menoni explicou que, com a aprovação, a universidade começa a se preparar para a abertura de concursos públicos para a contratação de técnicos e do corpo docente que atenderá ao curso. Ainda para o primeiro semestre está prevista a publicação de edital para a contratação de 12 técnicos. Entre eles, administradores, enfermeiros, quatro médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.


Já a abertura do concurso para a contratação dos docentes deverá acontecer no segundo semestre. A expectativa é de que também sejam abertas cerca de 15 vagas para professores. “Além disso, neste ano, a UFMS deverá publicar edital de contratação de uma média de 100 professores para atender a todos os campi, inclusive o de Três Lagoas”, lembrou.


Ao todo, o corpo docente do curso de medicina prevê a contratação de 60 docentes e 40 técnicos. Porém, deverão ser feitas gradativamente, conforme o ingresso de novas turmas. “Atingiremos essa meta dentro de cinco anos, quando tivermos 300 futuros médicos em formação”, explicou.


CARÊNCIA
Mesmo que gradativas, essas contratações deverão ajudar a suprir a carência de médicos em Três Lagoas e região. Segundo Menoni, 90% do corpo docente é composto de médicos que virão de outras regiões do Brasil e passarão a atender no município. “Além disso, dentro de cinco anos esperamos ter novos médicos fazendo residência aqui”. 


A interiorização dos médicos em todo o Brasil, lembrou o diretor, foi um dos motivos para a abertura de 20 cursos de medicina em universidades federais de todo o país.


A Faculdade de Medicina de Três Lagoas terá a primeira seleção de alunos em dezembro deste ano, já para o início das aulas em janeiro. O processo seletivo é feito através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como base. Ao todo serão 60 vagas. 


A princípio, a faculdade terá quatro especialidades médicas: ginecologia, ortopedia, pediatria e clínica geral.


ESTRUTURA
A UFMS também trabalha para dar início, ainda no segundo semestre, ao processo de construção do novo campus. Segundo Menoni, o projeto arquitetônico está passando apenas por algumas readequações para que seja aberta licitação. O prédio com dois pavimentos terá 3,2 mil metros quadrados. O espaço será composto por laboratórios, salas de aula, anfiteatros além de diretoria acadêmica, cantina e área de serviço para lixo hospitalar e compartimento de gases e compressores.


A universidade também estuda a possibilidade de implantação do cercamento do campus e a criação de estacionamentos, seguindo os mesmos moldes do campus II, que fica à frente. 


“Tudo está muito bem encaminhado. Acredito que a obra começará no segundo semestre deste ano”, disse Menoni.


A previsão é de que a obra seja entregue no final de 2014. Porém, enquanto o prédio da faculdade não é concluído, os alunos serão remanejados para a estrutura física já existente nos campus de Três Lagoas.