Em nota enviada ao Jornal do Povo, o Consórcio UFN 3, responsável pela obra da construção da fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras, em Três Lagoas, informou que encerrou um ciclo do empreendimento com a conclusão das atividades iniciadas em 2012. E, que a partir de agora, a nova etapa da implantação da fábrica ingressa em uma fase estritamente técnica que substitui paulatinamente a sua mão de obra da construção civil por outras especializadas, visando à instalação de equipamentos.
A nota foi enviada após o Consórcio UFN 3 demitir 1.500 trabalhadores na última quinta-feira. Embora a empresa alegue que as demissões decorrem do término de uma das fases da obra, os trabalhadores alegaram que foram surpreendidos com o comunicado, alegando que ainda há muito serviço à ser executado.
De acordo com o comunicado, o Consórcio destaca que irá cumprir com todas assuas obrigações sociais e trabalhistas para com os trabalhadores dispensados. A empresa estabeleceu que fará a rescisão durante esta semana com os trabalhadores demitidos na semana passada.
Embora o Consórcio alegue que esta é mais uma etapa da obra sendo concluída, o Jornal do Povo apurou que restam muitos serviços ainda para serem executados De acordo com uma fonte do JP, o contrato do Consórcio com a Petrobras deverá se encerrar em novembro deste ano, embora a previsão seja de que a construção da Fafens – MS seja concluída em meados de 2015.