Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Construção do IFMS deve ser concluída em setembro

Instituto terá 15 salas de aula, laboratórios e um andar destinado exclusivamente à biblioteca

Prédio está praticamente pronto para receber o campus -
Prédio está praticamente pronto para receber o campus -

Está prevista para o segundo semestre deste ano a conclusão da construção do campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Três Lagoas. A obra, que teve início em janeiro de 2010, segue em três etapas simultâneas: construção do prédio principal, do fechamento da área e instalações elétricas.

Segundo informações da Coordenação de Obras e Manutenção do IFMS, as duas primeiras estão em processo acelerado e as obras estão previstas para serem entregues em setembro. Entretanto, a unidade segue sem prazo para a inauguração. O lançamento oficial do novo campus, como informou a assessoria de imprensa, dependerá da readequação da rede de alta tensão a ser executada pela concessionária de energia elétrica que atende ao município – nesse caso, a Elektro.


Com investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões, o campus conta com uma área construída de 6,6 m², dividida entre quatro blocos com salas de aula e setores administrativos, biblioteca e laboratórios. O prédio foi construído em uma área de 49,8 m², doada pela Prefeitura de Três Lagoas, na rua Antônio Estevão Leal, no bairro Jardim das Paineiras.


Segundo a diretora-geral do campus em Três Lagoas, Almeida Bondan, apenas para os blocos destinados à educação, haverá 15 salas de aula, pelo menos três laboratórios (de Física, Química e Biologia) e uma biblioteca com 900 m², aproximadamente. “Somente a biblioteca ocupa todo um andar. É um espaço muito grande e mostra a preocupação do IFMS com a educação dos alunos”, destacou.


ALUNOS
Assim que estiver concluído, a previsão é de que o IFMS quadriplique o número de alunos matriculados. Atualmente, com atendimento em unidade provisória, há aproximadamente 200 estudantes no ensino presencial. Quando o campus estiver em pleno funcionamento, a previsão é de que esse número salte para até 1,2 mil alunos – capacidade de atendimento do campus. “O IFMS está em Três Lagoas há três anos e costumo dizer que ele vive uma crescente. A cada ano que passa, aumenta a procura dos alunos no processo seletivo e, se não atendemos a mais estudantes, será devido às limitações de espaço físico e também às contratações do corpo docente. Para se ter uma base, apenas no último processo seletivo para o curso de eletrotécnica, tivemos 180 inscritos para um total de 40 vagas, aproximadamente”, explicou. A unidade provisória do campus de Três Lagoas funciona em espaço cedido pelo colégio Unitrês – Objetivo, na rua Urias Ribeiro, onde trabalham 44 servidores.


A expectativa do instituto, segundo a assessoria de imprensa, é de que pelo menos dois novos concursos públicos para docentes e técnicos sejam abertos ainda neste ano.


Hoje, o campus do IFMS de Três Lagoas oferece cursos integrados de nível médio em Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática. Nessa etapa, os alunos a partir dos 14 anos aprendem não apenas as modalidades de ensino básico como as da área tecnológica. “Nessa etapa, os alunos ingressam após encerrar o ensino fundamental em uma proposta diferenciada de cursos profissionalizantes. O IFMS visa à formação de base, até mesmo com aulas de reforços, em caso de alunos que tenham alguma dificuldade”, completou.


Já na modalidade Educação a Distância (EAD), o campus oferece cursos técnicos em Administração, Automação Industrial, Edificações, Eventos, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, e Serviços Públicos. As aulas também são realizadas na escola municipal Professor Ramez Tebet. Além disso, o EAD atende aos polos de Paranaíba, Água Clara e Brasilândia. Pelo Pronatec, são oferecidos cursos de Auxiliar de Contabilidade, na escola estadual Afonso Pena, e o curso de Recepcionista, no Jomap. 


IFMS
Em todo o Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal possui cerca de seis mil estudantes. Além de Três Lagoas, a unidade de ensino está presente nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã. Além disso, a previsão é de que sejam implantadas três novas unidades em Dourados, Jardim e Naviraí.