A obra do contorno ferroviário de Três Lagoas já está praticamente concluída, só restando o término do pátio de manobras para que seja totalmente finalizada. Entretanto, a ativação do contorno depende da aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ontem, um funcionário da ANTT esteve em Três Lagoas vistoriando as obras para elaborar relatório sobre a situação do contorno. O documento será encaminhado para a direção do órgão, que tem a incumbência de aprovar ou não a obra para em seguida liberar o tráfego das composições de trens no novo trecho.
Mas, pelo que o técnico informou, a superestrutura, que é a linha tronco, é boa e até a semana que vem, a ANTT deve emitir o parecer final de conclusão e recebimento do contorno ferroviário. Entretanto, o governo do Estado está se mobilizando para que o parecer esteja pronto na próxima semana.
Assim que a Agência Nacional de Transportes Terrestres emitir o parecer, a América Latina Logística (ALL), já começa a utilizar o contorno, desativando praticamente o uso dos trilhos que passam pelo perímetro urbano de Três Lagoas. Inclusive, mais de três quilômetros dessa linha férrea serão aproveitados para a conclusão das obras do pátio de manobras.
As obras de implantação do contorno ferroviário de Três Lagoas foram retomadas em agosto deste ano. Segundo o engenheiro da Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), Dirceu Deguti, tudo transcorreu depois que o governo do Estado assumiu a obra do previsto. No próximo dia 17 deste mês, o governador André Puccinelli (PMDB) estará em Três Lagoas para inaugurar as obras do contorno ferroviário. “Até o dia 17 a obra já estará totalmente concluída. Pretendemos fazer uma grande festa para inaugurá-la, já que é uma das obras mais esperadas pela população”, salientou.