Mato Grosso do Sul já está apto a desembolsar e assinar contratos de execução de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para execução de projetos de infraestrutura e desenvolvimento regional. Entre eles, está o projeto para a construção do Hospital Regional, em Três Lagoas, empreendimento que faz parte do projeto de implantação da Faculdade de Medicina no município.
Três Lagoas
Contratação de empréstimo para construção do Hospital Regional avança
De acordo com o governo estadual, Mato Grosso do Sul cumpriu mais uma etapa para a liberação do pedido de financiamento ao BNDES para a execução dessa e outras obras no Estado. Extratos de contrato de garantia e contragarantia com essa finalidade foram publicados na edição de ontem, no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Fazenda.
O primeiro extrato, conforme a publicação, é do contrato de garantia, e tem a União como avalista. Já o segundo, de contragarantia, conta com a interveniência do Banco do Brasil, responsável pelo repasse dos recursos ao Estado. O valor total do financiamento é de R$ 357,4 milhões e deve ser liberado até o mês de julho, segundo informações do governo do Estado.
O anúncio de que os recursos estão prestes a ser liberados foi dado ao governador André Puccinelli (PMDB) na tarde dessa segunda-feira pelo vice-presidente da República, Michel Temer. Na semana passada, quando esteve em Três Lagoas, o governador disse que a Prefeitura já entregou o projeto ao governo do Estado e, agora, será analisado pela Anvisa. Depois, será publicado o edital de licitação para posterior abertura do processo licitatório e inauguração até o final do ano.