Enquanto o cenário se mostra crítico em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, com recordes de internações, mortes em razão da Covid-19, outros locais do mundo estão mais próximos de retomar a ‘normalidade’, ou uma vida mais tranquila em relação a pandemia. Em alguns países, a agenda de shows artísticos foi retomada e não há exigência para que pessoas circulem pelas ruas com máscara, pois foi possível conter o avanço da pandemia.
Diante do fato, a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituições internacionais e pesquisadores entendem que para frear o avanço dos casos de óbitos por Covid-19, é necessário a vacinação ter atingido ao menos 60% da população, para que se inicie um controle da pandemia, mas alertam que depende da eficácia das vacinas e do tempo de proteção de cada imunizante, que varia conforme o laboratório.
VACINAÇÃO TRÊS LAGOAS
Em Três Lagoas, até o momento, 10,61% da população receberam a primeira dose contra a Covid-19. O município tem 18 mil pessoas vacinadas. A metade dos idosos ainda não foram imunizados, já que o município conta 14 mil idosos e, cerca de sete mil receberam dose do imunizante contra a Covid-19, segundo dados do Setor de Imunização.