O Corpo de Bombeiros de Bataguassu terá prédio próprio a partir do ano que vem. O projeto de construção do novo quartel da corporação, que hoje funciona em um imóvel locado, faz parte do programa estadual MS Forte 2, lançado pelo governador André Puccinelli no dia 16 de agosto deste ano.
Segundo o capitão Pablo Diego Barros de Jesus, comandante do Quartel dos Bombeiros em Bataguassu, o projeto visa proporcionar melhor infraestrutura para a atuação dos militares. Implantado há quatro anos no município, o Corpo de Bombeiros está instalado em um prédio alugado através de uma parceria entre administração de Bataguassu e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Entretanto, o prédio ficou pequeno com o passar dos anos.
“Para trazer o Corpo de Bombeiros para Bataguassu foi assinado um convênio em que a prefeitura arcou com o aluguel do prédio e também com todas as contas dele, água, energia, etc. Agora, teremos um prédio que não apenas atenda as nossas necessidades, como também seja capaz de suportar a vinda de novos bombeiros”, destacou o comandante.
O prédio atual da corporação conta com uma área de 25×8, onde estão instalados dois alojamentos, dois sanitários, um refeitório pequeno, uma sala de rádio, outra de espera e duas salas administrativas. “O terreno é grande. Mas a área construída realmente ficou pequena”, informou.
Para exemplificar a necessidade da corporação, no passado, o quartel não pode receber bombeiras por falta de um alojamento feminino, quesito já previsto no novo projeto.
Pablo conta que o projeto arquitetônico do novo quartel foi desenvolvido pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e está pronto. “As salas administrativas serão três vezes maior que as de hoje. Além disso, os alojamentos também são maiores e vai ter alojamento feminino. Também vamos ter uma sala destinada para análises de projeto de incêndios, outra para instrução e uma área de higienização das viaturas de resgate dentro das normas de saúde pública. Serão várias melhorias”, completou.
O próximo passo para a construção do prédio será a abertura de licitação. Orçado em R$ 1,2 milhão, a previsão é que o processo licitatório seja aberto até novembro e as obras, como explicou o oficial, iniciadas entre dezembro e o início do ano que vem. “Não há uma data para a abertura do processo licitatório, sei que deverá ocorrer até novembro, já que é uma promessa do governo inaugurar esse prédio no ano que vem”, disse o capitão.
ESTRUTURA
Atualmente, o Quartel do Corpo de Bombeiros de Bataguassu conta com um efetivo de 18 homens. Os militares são atendidos por cinco viaturas, duas de incêndio, uma de resgate e duas administrativas. Conforme o oficial, os bombeiros atendem a uma média de sete atendimentos/dia. “Nos fins de semana, esse índice aumenta bastante. Além disso, não estão inclusas nessa média as vistorias técnicas feitas pelos bombeiros, que não são poucas. É um serviço diário. Agora, com a nova legislação esse índice tem aumentado bastante”. Além de Bataguassu, a corporação também atende aos municípios de Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.