Com a taxa de contaminações de Covid-19 em queda neste mês, em Três Lagoas, o Comitê de Enfrentamento à Pandemia definiu que o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em algumas situações em locais fechados no município. Desde julho de 2020 que o acessório de proteção era obrigatório.
Segundo o decreto publicado ontem (11), apesar da flexibilização, o uso da máscara continua sendo obrigatório em alguns locais, como unidades de saúde, hospitais, clínicas médicas, laboratórios, unidades de ensino públicas e privadas, serviço público de transporte coletivo de passageiros, transporte coletivo particular.
A máscara é recomendável para pessoas imunossuprimidas, idosas e em não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
De acordo com a presidente do Comitê, Angelina Zuque, moradores que julgarem necessário o uso de máscaras podem continuar utilizando o equipamento de segurança. “Ainda existem grupos vulneráveis e, por isso, é necessário avaliar constantemente as consequências das flexibilizações.”
DENÚNCIA
O morador que flagrar uma pessoa sem máscara em locais ainda obrigatórios deve comunicar o servidor ou colaborador do estabelecimento. O descumprimento ainda pode gerar multa.