Mais dois casos de leishmaniose visceral humana foram confirmados, em Três Lagoas. Uma criança de apenas três anos de idade e que mora no bairro Santa Terezinha foi internada com sintomas da doença. O menino está no Hospital Auxiliadora, onde passa pelo tratamento contra a leishmaniose. O diagnóstico ocorreu em setembro.
Outro garoto de apenas seis anos de idade também recebeu o mesmo diagnóstico no mês de setembro. Ele permanece internado no hospital e passa por tratamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Três Lagoas notificou 18 casos da doença neste ano, sendo que 12 deles tiveram o resultado do exame laboratorial positivo.
O que é Leishmaniose Visceral
A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.
Se não tratada, pode levar a morte em 90% dos casos. É transmitida ao ser humano pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.