Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Crimes de roubo aumentam em 29% em Três Lagoas

Para PM, aumento é reflexo do pico da UFN-3 e aumento populacional

A Polícia Militar de Três Lagoas registrou um aumento de 29% nos casos de roubo em Três Lagoas neste ano, em comparação a 2012. Conforme estatísticas da PM, neste ano, até o dia 10 deste mês, haviam sido registrados 346 crimes nessa modalidade, contra 268 durante todo o ano de 2012. 

O aumento, no entanto, não é tido como preocupante. De acordo com Wilson Sérgio Monari, comandante do 2º Batalhão da PM, esse crescimento já era esperado, levando em consideração três fatores: os baixos índices registrados em 2012, difíceis de serem batidos; o pico na obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), da Petrobras, e o aumento populacional de um ano para outro. “O ano passado foi um ano excepcional. É claro que sempre queremos reduzir mais. Mas, se compararmos com cidades como Ponta Porã e Corumbá, temos a metade dos crimes que são registrados lá. Isso sem contar que a maioria desses roubos, são aqueles considerados ‘simples’, em que o bandido passa e leva um celular da vítima ou coisa. Aqueles com emprego de arma de fogo ou cárcere estão controlados”, completou.
 
Os roubos em residências, citou o oficial, caíram de 44 para 38 de um ano para outro. O caso mais recente aconteceu no Jardim dos Ipês, quando três pessoas foram feitas reféns durante assalto. Já os assaltos em comércio tiveram aumento de cinco casos de um ano para outro, passando de 20 para 35, enquanto que os roubos de veículos caíram na mesma proporção: de 23 em 2012 para 18 neste ano.
 
Os dados foram apresentados nesta semana, durante uma reunião com todos os policiais militares de Três Lagoas. O encontro teve como objetivo apresentar os dados de 2013, comparados com os do ano passado para avaliar se a PM de Três Lagoas conseguiu cumprir as metas pré-estabelecidas.
 
“Esse resultado é satisfatório se compararmos que desde 2009, quando chegamos a registar 600 casos de roubo. Além disso, também tivemos queda nos casos de furto, homicídio culposo [resultado de acidentes de trânsito] e doloso”. 
 
Nos casos de morte por acidentes de trânsito a redução foi de 50%, caindo de 32 em 2012 para 21 neste ano, até o dia 10. Já os homicídios dolosos, quando há intenção de matar, os números estão mais próximos: 21 no ano passado contra 19 neste ano. “Desses 19, três foram casos de acidentes de trânsito com motoristas embriagados, que também tipifica homicídio doloso”, esclareceu.
Neste ano, a PM ainda registrou 2.319 furtos, sendo 653 deles em residências, 210 em comércio e 136 de veículos. Em todos os casos, houve redução em comparação ao ano passado, quando foram registrados 2.388 crimes dessa modalidade, 69 a mais. 
2014
O comandante antecipa que, para 2014, a PM estará melhor equipada. De acordo com Monari 60 novos policiais militares deverão iniciar o curso de formação no primeiro trimestre do ano. Nesse mesmo período deverá entrar em funcionamento o sistema de monitoramento de vídeos por câmera, desenvolvido através de uma parceria com a Petrobras. “Está prevista para janeiro ou fevereiro, deverá ser realizada a licitação para a aquisição das câmeras de vídeo, cujo novo centro de monitoramento já está sendo na laje, sendo realista, acredito que este projeto seja lançado em março”, completou.
 
Neste domingo, os candidatos aprovados no concurso da PM passarão pelo teste psicotécnico, faltando apenas a prova de aptidão física e exame médico.