O grupo China Three Gorges Brasil Energia (CTG) assumiu nesta sexta-feira (1º) o controle das usinas hidrelétricas Jupiá, em Três Lagoas, e de Ilha Solteira (SP). Em novembro do ano passado, a empresa chinesa venceu leilão de concessão das usinas que há 30 anos eram operadas pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp).
Depois de uma disputa acirrada pelo domicílio fiscal das usinas entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, Três Lagoas e Ilha Solteira foram beneficiadas. Em agosto do ano passado, o governo federal reconheceu que os centros de produção de energia das hidrelétricas ficam em Três Lagoas e Selvíria. Com isso, os municípios terão direito de receber tributos oriundos da operação das usinas que, até então, eram destinados ao governo paulista e às as cidades de Castilho e Ilha Solteira.
A CTG afirmou em nota emitida nesta semana que vai seguir as regras estipuladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o domicílio fiscal das hidrelétricas.
COMPROMISSO
“A CTG Brasil vai seguir com as regras estipuladas pelos órgãos responsáveis, enquanto mantém um relacionamento e comprometimento com as comunidades de Ilha Solteira e Castilho”.
De acordo com a CTG, as usinas estão em bom estado de conservação, mas como foram construídas há muito anos (década de 1970) há necessidade de investimentos em modernização.“Estamos em processo de contratação de consultores locais de engenharia para trabalhar com nossos especialistas internos e projetar as modernizações que serão feitas, mas já sabemos que precisaremos investir em novos geradores, por exemplo, com o objetivo de garantir a excelência operacional dos ativos, sua disponibilidade e fortalecer o sistema elétrico do país”, frisou a empresa, na nota.
As equipes da CTG serão formadas por profissionais que já atuavam nessas usinas, já que 84% dos que trabalharam na Cesp aceitaram a proposta de emprego.