Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Curso de Arrais atrai mais de 100 pessoas

O curso não tem aulas práticas, é voltado as pessoas que possuem embarcações e utilizam para a pesca

Curso fo ministrado no auditório da AEMS -
Curso fo ministrado no auditório da AEMS -

Mais de 100 pessoas de Três Lagoas e região se reuniram ontem (15) na Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS) para participar de um curso técnico de capacitação para obtenção de Habilitação Náutica (Arrais), que autoriza pessoas para pilotarem embarcações de pequeno, médio e grande porte, desde que se utilize embarcações fluviais para esporte e lazer, pois para se profissionalizar na área é necessário curso de especialização.

De acordo com o instrutor reservista da Marinha, Pojucam Querino, a carteira é vitalícia, mas precisa ser renovada a cada 10 anos. “As pessoas estão querendo regularizar a situação. Navegar sem habilitação incorre em multas”.

O curso não tem aulas práticas, é voltado as pessoas que possuem embarcações e utilizam para a pesca ou passeio. A carteira é válida tanto para o território nacional quanto internacional. “Aqui se ensina noções de segurança, primeiros socorros, balizas e manobras consideradas essenciais para obtenção da carteira”.

Apenas duas mulheres participaram do curso técnico, uma delas é a pedagoga, Inerina Reis da Costa, segundo ela, além do gosto pela pesca, a busca pela carteira é para pilotar dentro das leis. “É interessante conhecer as regras de navegação. O meu marido também é incentivador. Gostamos de sair para pescar e ter a carteira é uma obrigação”.


Mais informações em nossa edição impressa