Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Curso de Medicina fica para o 2º semestre de 2014

Decisão em adiar o início do curso foi sugerida pela representante do MEC

Diretor do Campus de Três Lagoas,Menoni -
Diretor do Campus de Três Lagoas,Menoni -

Previsto para iniciar no começo de 2014, o curso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, só terá início no segundo semestre do ano que vem. A decisão em adiar o início do curso foi sugerida pela representante do Ministério da Educação (MEC), que esteve ontem em Três Lagoas vistoriando as instalações da UFMS.

Segundo o diretor do Campus de Três Lagoas, José Antônio Menoni, essa foi uma decisão tomada em comum acordo com os representantes da UFMS, que estão encarregados para instalar o curso em Três Lagoas. Menoni informou que decisão decorre da necessidade de se definir o projeto pedagógico e promover adequações  na estrutura do atual prédio do campus II da UFMS, onde as aulas devem ser ministradas  até a construção do prédio próprio.
 
A decisão afeta estudantes  que estavam na expectativa de se inscrever no Enem 2013 e obter classificação para a Faculdade de Medicina de Três Lagoas, cujas provas estão previstas para acontecer no final desse mês. Menoni explicou que, se a UFMS quisesse até poderia iniciar o Curso de Medicina no início do próximo ano nas instalações atuais que estão passando por reforma e ampliação, porém, para não tomar nenhuma decisão de afogadilho e não prejudicar o bom andamento do projeto, houve um consenso entre a UFMS e o MEC para que as aulas sejam iniciadas  no segundo semestre de 2014.


De acordo com Menoni, a representante da Comissão do Ensino Nacional do Ensino Médico do MEC juntamente com a equipe da UFMS, na companhia de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde visitou, ontem, as instalações do Campus II da Universidade e algumas unidades de saúde da cidade, onde os alunos atuariam. E, ao final da visita a representante do MEC, que já tinha vindo em Três Lagoas em junho, fez algumas colocações, as quais acabaram sendo acatadas pela UFMS para que o curso tivesse início no segundo semestre de 2014, esclareceu Menoni.


UFMS ainda não recebeu área da Cesp e apresenta novo local para construção da Faculdade 

Apesar de divulgada no ano passado que a companhia Energética de São Paulo (CESP) havia feito à doação da área onde funcionou a moradia estudantil da UFMS, o Jornal do Povo apurou que isso ainda não aconteceu até hoje. 


O diretor do Campus da UFMS  de Três Lagoas, professor Menoni, confirmou que a Universidade Federal ainda não recebeu a escritura de doação dessa área. E, por esse motivo, sugeriu para a construção do prédio da Faculdade de Medicina, uma área de quatro mil metros quadrados dentro do Campus II.


Menoni esclareceu que a doação da área teria esbarrado no processo de escrituração do terreno, que pertence ao governo de São Paulo. Como essa situação pode levar um tempo para ser resolvida e o MEC estabeleceu prazo para o início do curso, a equipe da UFMS teve que apresentar essa área localizada no Campus II. Até o final do mês será definida a empresa responsável pela construção do prédio. A previsão é que as obras tenham inicio ainda nesse ano. 


Já a construção do Hospital Regional, é um projeto que está sob a responsabilidade da  Prefeitura e será executado em parceria com o governo do Estado.