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Reclamação

Defensoria Pública investiga picos de energia em bairro

Moradores do bairro Jardim dos Ipês promovem abaixo-assinado contra queda constante de energia

Jardim dos Ipês> Moradores relatam que o problema é constante e desde janeiro - Reprodução TVC
Jardim dos Ipês> Moradores relatam que o problema é constante e desde janeiro - Reprodução TVC

A falta constante de energia elétrica em alguns bairros e registros de picos diários têm incomodado moradores, em Três Lagoas. A questão resultou em um abaixo-assinado com quase 400 assinaturas de pessoas que residem no bairro Jardim dos Ipês, nos setores I,II,III e IV. O documento solicita providências por parte da concessionária responsável e foi encaminhado à Defensoria Pública de Três Lagoas. Foi aberto, nesta semana, um Procedimento de Apuração Preliminar (PAP) para investigar a situação e avaliar possíveis prejuízos causados pela queda de energia aos moradores.

“Os moradores alegam queda de energia ou de fase já por um longo período. Entraram em contato com a concessionária, registraram a reclamação e não conseguiram respostas. Mesmo com a formalização do documento, nós entramos em contato com a empresa, oficiamos, e também não conseguimos nenhum resultado. Em razão disso, instauramos o PAP para apurar investigar a prestação de serviço oferecido”, explicou o coordenador da Defensoria Pública de Três Lagoas, Olavo Colli Júnior. 

O defensor público disse ainda que foi criado um canal de pesquisa, por meio do WhatsApp, para que os moradores possam detalhar quais são os dias e horários, que ocorrem as oscilações de energia elétrica.

Também se algum equipamento ou eletrodoméstico foi danificado em decorrência disso. “O link está disponível a todos os moradores do Jardim dos Ipês até o final do mês de janeiro. Com as respostas, vamos encaminhar ao Procon e a concessionária, em uma tentativa de acordo para solucionarmos esse problema. Eventualmente, uma ação judicial de forma coletiva para resolver essa questão com os moradores da região”, pontuou Colli.

Em uma residência, no Jardim dos Ipês III, a oscilação de energia ocorre desde o início do ano, segundo relata a moradora Silvania Amorin. Ela reside no local há três anos e conta que desde janeiro os picos se tornaram constantes. “Como eu moro em uma casa alugada, achei que era problema de fiação e não tive condições até agora de fazer uma revisão elétrica. Mas, conversando com os vizinhos, soube que o mesmo fato ocorre na casa deles”, disse. 

Em outros bairros de Três Lagoas, moradores também reclamam do mesmo problema. O coordenador da Defensoria Pública ressalta que é importante elaborar a reclamação formal por meio de abaixo-assinado para que o órgão possa acionar a empresa responsável. 

A equipe de reportagem entrou em contato com a Elektro, responsável pelo abastecimento de energia na cidade. Por meio de nota, a empresa informou apenas que está analisando a questão internamente.