O Sindicato Rural de Três Lagoas definiu a programação da 38ª Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas (Expotrês), que acontecerá de 16 a 20 de junho, no recinto do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza. Na tarde desta sexta-feira, 24, a diretoria do Sindicato Rural concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para detalhar a programação.
Nos dias 16 e 17 de junho, acontecerá a entrada dos animais no recinto. No dia 18, terá o Dia de Campo CS, na fazenda Jaó, bem como palestras e pesagem e exames obrigatórios dos animais. No dia 19 terá início dos julgamentos simultâneos das raças Nelore e Guzerá, além da Feira do pró-genética. No sábado, dia 20 haverá a continuação do julgamento, encerramento e saída dos animais.
No dia 17 está marcada a palestra Co- Gestão- Uma exigência da Agropecuária competitiva. Pessoas – O fator chave para a agropecuária de resultados tomar a fazenda tradicional economicamente sustentável. No dia 18 a palestra terá como tema: Castrar ou não castrar? Eis a questão! O custo da não tecnificação; do Pasto para a mesa – Programas de Fidelidade.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Marco Garcia de Souza, na Expotrês deste ano não haverá leilões. A pecuarista e membro da diretoria do sindicato, Leda Garcia de Souza, explicou que, há 20 anos o sindicato realizava leilões, mas que neste ano o sindicato optou em não realizar nenhum leilão, na Expotrês e nem o tradicional Arca de Noé, que era realizado pelo pecuarista Cláudio Totó. “Em todo o Brasil se analisarmos, o gráfico de leilões está em franco declínio, por causo de custos”, destacou.
O presidente do Sindicato Rural reforçou que, as próprias tecnologias trouxeram uma mudança de comercialização no setor, que foi a entrada dos leilões virtuais, feitos pela televisão, bem como através dos sites e vídeos na internet. “Isso tudo foi baixando preço com deslocamento de animais, custo de recinto e buffet fez com que as pessoas repensassem a realização de leilões, além das centrais de inseminações, enfim novas tecnologias que acabaram mudando esse perfil que não existia anteriormente”, comentou.
Conforme já divulgado pelo Jornal do Povo, o Sindicato Rural alugou o recinto do Parque de Exposições para uma empresa que realizará o Três Lagoas Rodeio, evento que não faz parte da programação da Expotrês, mas que acontecerá no mesmo mês, e antes da exposição. Marco Garcia informou que a realização de shows não é de responsabilidade do Sindicato Rural. “Quando realizávamos shows estávamos focando um público que não era o do Sindicato Rural, pois quando abríamos os portões, fazíamos shows e rodeios, os patrocinadores sumiram”, destacou.