Começa no dia 17 e vai até o dia 29 de maio o Curso de Formação de Agentes de Trânsito. As aulas acontecem na Câmara Municipal, em tempo integral, inclusive nos finais de semana, das 7h às 20 h, para 30 Policiais Militares.
O curso tem duração de 120 horas/aula, e as palestras serão ministradas por representantes do Departamento Municipal de Trânsito, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Polícia Militar (PM).
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, o objetivo é aumentar o efetivo que fiscaliza as irregularidades relacionadas ao trânsito urbano. Segundo ele, para se ter uma fiscalização regular seriam necessários 15 agentes, no entanto, o departamento não conta com nenhum. “No último concurso foram abertas oito vagas.
Queríamos que esses concursados participassem da formação e estamos esperando uma resposta da Administração. O órgão deveria ter como base um tripé, onde educação, engenharia e fiscalização atuassem juntas; nós temos que possamos suprir essa necessidade”.
Silveira explica que o concurso foi indeferido pela justiça. “A defensoria suspendeu e pediu uma nova reclassificação, excluindo TAF [Teste de Aptidão Física]. Com isso, enquanto as novas contratações não são liberadas quem faz essa fiscalização é a Polícia Militar, mas temos dificuldades em exigir respostas, já que eles têm outras prioridades e a fiscalização de trânsito fica em segundo plano”.
O diretor disse ainda que estuda a possibilidade de ampliar o número de vagas.
Mais informações em nossa edição impressa