A partir da próxima semana, os consumidores de Três Lagoas vão pagar mais caro pela energia elétrica. Em julho, a população já foi penalizada com o aumento na conta de água pela Sanesul, agora, é a vez da Elektro reajustar suas tarifas, que entram em vigor a partir do dia 27 de agosto.
Três Lagoas
Depois da água, consumidores pagarão mais caro na conta de energia elétrica
Em julho, a população já foi penalizada com o aumento na conta de água pela Sanesul, agora, é a vez da Elektro reajustar suas tarifas
Na última terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou em reunião pública o reajuste tarifário da empresa Elektro. O reajuste médio aprovado foi de 8,9%. Para os clientes residenciais, o reajuste aprovado é de 9,28%; e para os industriais, de 8,27%.
As novas tarifas entrarão em vigor a partir da próximasemana para cinco municípios de Mato Grosso do Sul e para 2,3 milhões de unidades consumidoras distribuídas em 223 cidades do Estado de São Paulo. Em Três Lagoas, são 44.623 unidades consumidoras. Dessas, 38.036 pertencem a classe residencial, 447 industrial, 3.799 comercial, 1.891 rural, 291 do poder público, 80 iluminação pública, 44 serviço público e cinco consumo próprio.
Além de Três Lagoas, Anaurilândia, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria, terão as tarifas reajustadas. Para as demais cidades do Estado, a Aneel mandou reduzir a tarifa em 9,49% para os consumidores residenciais que são atendidos pela Enersul. Para calcular os índices de reajuste, da ANEELL considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.