Os alunos da escola municipal Elson Lot Rigo, no jardim Oiti, deverão ser os primeiros a terem disponibilizados computadores em salas de aulas. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) deu início à implantação do Programa Um Computador Por Aluno (ProUCA), depois de quase três anos de adquiridos e armazenados em almoxarifado.
Incialmente serão instalados 180 netbooks destinados à escola Elson Lot Rigo. Segundo a Semec, as adaptações na rede elétrica da escola já foram feitas, entretanto, falta o principal, a instalação da rede de internet para os alunos poderem utilizar a nova ferramenta para o estudo. A previsão é de que na próxima semana seja definido um cronograma de implantação destes computadores nas demais escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com o coordenador do Departamento de Projetos e Programas da Secretaria de Educação, Urbano Azambuja, para que o programa fosse implantado nas escolas seria necessária a adaptação da rede elétrica nas unidades escolares, instalação de rede de internet e aquisição de armários.
Segundo Azambuja, os notebooks são da marca Positivo, ou seja, a mesma que fornece as apostilas para os alunos estudarem. A programa deverá ser o mesmo que é atualmente aplicado nas escolas, por meio do sistema Aprende Brasil .
Foram adquiridos 3.070 computadores portáteis para atender alunos do 3° ao 9º ano das escolas municipais, pelo valor de R$ 1.056,632, 60. O PROUCA que é um projeto do governo federal que disponibiliza aos municípios a aquisição de computadores para os alunos da rede pública municipal. O objetivo do programa é promover a inclusão digital mediante a aquisição de computadores portáteis novos com conteúdos pedagógicos destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.