Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Deputados da CPI visitam postos de saúde em Campo Grande

Objetivo é verificar possíveis falhas nas unidades de atendimento

Deputados que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sulvisitam postos de saúde de Campo Grande, na manhã desta terça-feira (23). O primeiro local foi a unidade de saúde do bairro Nova Bahia. Participam das visitas o presidente da CPI, Amarildo Cruz (PT), e o relator, Junior Mocchi (PMDB).

O objetivo das visitas é verificar possíveis falhas do sistema de saúde municipal e identificar as principais reclamações de pacientes e funcionários dos postos. No primeiro local visitado, os pacientes criticaram a falta de médicos e a superlotação. Os funcionários reclamaram da falta de estrutura e de equipamentos para o atendimento.

Neste momento, os deputados estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Coronel Antonino. Segundo a assessoria de imprensa da CPI, os deputados devem visitar outras quatro unidades de saúde nesta manhã, em diversos bairros da capital.


CPI da Saúde
Criada em 23 de maio deste ano, a CPI foi motivada pelo escândalo de desvio de recursos do SUS no Hospital do Câncer e no Hospital Universitário (HU), apontados pelas operação Sangue Frio, feita pela Polícia Federal, pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).


O objetivo da comissão é apurar possíveis irregularidades no repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) para hospitais e unidades de saúde de 11 municípios.


A CPI tem autonomia investigativa semelhante a das autoridades judiciais com competência para intimações, exigência de documentos e informações. Desde a criação, já colheu depoimentos da ex-secretária estadual de Saúde Beatriz Dobashi, do secretário de Saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, do presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco, gestores de saúde de Dourados e Coxim.


A comissão é composta pelos deputados Amarildo Cruz (PT) – presidente, Lauro Davi (PSB) – vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) – relator, Maurício Picarelli (PMDB) – vice-relator e Onevan de Matos (PSDB).