A 3ª edição do Rodeio Vida Eterna será realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, e pelo segundo ano consecutivo à festa pretende arrecadar fundos para o Centro Oncológico do Hospital Auxiliadora. O que era para ser uma singela homenagem, tornou-se um grandioso gesto de solidariedade.
Organizado por Maria de Lourdes Bernardes, conhecida como Lurdinha do rodeio, o evento foi oficializado no ano passado, entrando para o calendário de eventos de Três Lagoas. Ela que trabalha há mais de 20 anos no ramo, conta que a iniciativa surgiu com o propósito de prestar um tributo à filha já falecida, e desde então, o dinheiro arrecadado é revertido para uma causa solidária. “Todos os anos é gasto cerca de 100 mil reais para realizar a festa. Começamos a organizar cerca de cinco meses antes, correndo atrás de patrocinadores. É um evento familiar e as pessoas vão para se divertir, assistir o rodeio e ajudar em uma causa tão importante”, diz.
Desde o ano passado a instituição escolhida é o Hospital Auxiliadora, e na ocasião, mais de 2 mil reais foi arrecadado através do “Desafio do Bem”, momento da festa em que o peão desafia o touro e faz com que o público saia da arquibancada para depositar moedas nos cofrinhos solidários distribuídos pela arena.
Para Lurdinha, o último rodeio foi extremamente marcante, uma vez que ela foi a primeira a fazer uma doação de cabelo para o Auxiliadora. “Eu estava guardando o cabelo da minha filha há quase dez anos e foi muito emocionante. O Hospital Auxiliadora é uma instituição muito importante para toda a região e precisa de muita ajuda. Se cada um fizer um pouco, já faz a diferença”, afirma.
Esse ano o “Desafio do Bem” ficará por conta de Simone Oliveira, a “Xucra”. Outra grande novidade será o neto da organizadora, Eduardo Henrique, que com apenas nove anos participará pela primeira vez do desafio. “Ele está bastante ansioso e vem treinando todos os dias com a cordinha americana, dizendo para todos que quer ajudar o hospital”, revela a avó.
O Hospital Auxiliadora também contará com uma barraca localizada na praça de alimentação. De acordo com a diretora geral, Irmã Aurélia Brioschi, o hospital “cuida e acolhe as pessoas com muito carinho, e nós temos que agradecer a todos que nos ajudam, através de atitudes como essa, a realizar a missão que nos foi confiada e a continuar trabalhando cada vez mais para garantir qualidade e melhorias para a população”.
O rodeio será realizado na Vila Haro, e a permanente para os três dias pode ser adquirida com as candidatas a rainha, ou através de uma doação para ajudar o evento no momento da entrada. “O meu sonho é um dia conseguir uma área para montar uma estrutura fixa para o rodeio, que terá o nome da minha filha e funcionará como centro de recuperação”, finaliza Lurdinha.