A situação de gravidade com relação à infestação do mosquito Aedes aegypti, em Paranaíba, está levando a Coordenadoria de Controle de Vetores a intensificar sua ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chicungunha e vírus zika. Uma das preocupações está ligada aos pneus velhos e inservíveis descartados irregularmente no meio ambiente, de acordo com a coordenadora de controle de vetores, Ymara Lucia Zanin Palchetti.
O pneu velho é um dos criatórios preferidos para o mosquito e deve ser fiscalizado depois da cada chuva. Anualmente, toneladas de pneus inservíveis são removidas da cidade e enviadas para a empresa Eco pneus. Um caminhão da empresa faz a coleta regular dos pneus velhos, que deveriam ser depositados por borracheiros no Ecoponto definido pelo município. O local para a destinação adequada de pneus funciona no antigo laticínio da cidade.
No entanto, segundo Ymara, muitos moradores, ou mesmo comerciantes clandestinos, estão lançando pneus por cima do muro do Ecoponto, exigindo a presença constante dos agentes de endemias para o devido acondicionamento. A coordenadora de controle de vetores alerta que borracheiros ou pessoas que não descartarem os pneus de forma adequada serão notificados. “Nós estamos vivenciando uma situação grave com relação à larvas [do Aedes aegypti] e precisamos que todos se envolvam”, ressaltou Ymara.