Pela primeira vez na história de Três Lagoas, o tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 107 anos da cidade será na Esplanada da Noroeste do Brasil (NOB). O desfile será na quarta-feira, 15 de junho, aniversário da cidade.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Ângela Brito, todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) vão participar do desfile, que terá início às 8h, com o hasteamento das bandeiras na praça Ramez Tebet, e em seguida o desfile.
O desfile terá como tema “Três Lagoas – Da Emancipação à Capital da Celulose”. Segundo a secretária, a evolução da Educação também será contada no desfile, que terá oito carros alegóricos.
Além das escolas, o desfile terá ainda a participação da Banda Marcial Cristo Redentor, Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros, servidores da prefeitura, entre outras entidades.
De acordo com o cronograma da prefeitura, para contar a história da fundação da cidade, a Secretaria de Educação e Cultura, trará no primeiro carro alegórico os primeiros imigrantes que chegaram à cidade e, também, os primeiros profissionais pioneiros na construção de toda a estrutura que Três Lagoas têm como patrimônio histórico nos dias de hoje como, a Igreja Matriz, a Igreja de Santo Antônio, as principais avenidas, e os primeiros profissionais que trabalharam no desenvolvimento econômico da cidade.
O segundo carro trará o início da Educação em Três Lagoas, com galeria de ex-prefeitos e homem a escola pioneira em Três Lagoas, a Escola 02 de Julho, atual Escola Estadual “Afonso Pena”.
Já o terceiro carro apresentará um resumo das nossas culturas, miscigenação e tradições que construiu a identidade de Três Lagoas, com esculturas dos patrimônios históricos de Três Lagoas: Relógio Central – Obelisco – Jatobá – Igreja Santo Antônio.
Ainda segundo a prefeitura, o princípio do desenvolvimento socioeconômico rumo ao crescimento e importância no Estado, como por exemplo a pescaria e a pecuária, serão tema do quarto item, mostrando o modelo de uma balsa que estará flutuando nas águas em homenagem à barragem e à Usina intitulada Engenheiro Souza Dias.
Um resumo da Educação e da Cultura atualmente e as conquistas nesta área, será exposto no quinto carro. E para finalizar, na sexta atração, um modelo de um globo terrestre alusivo à tecnologia e à preservação do meio ambiente, fecham o desfile mostrando o progresso da cidade como o potencial industrial.