Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Detran-MS cancela 300 CNHs em operação contra fraude

Três foram detidos, entre eles, servidor do Detran e dono de autoescola

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) cancelou 300 carteiras de habilitação em Terenos e Nova Andradina, distantes 27 e 297 km de Campo Grande, conforme informou a delegada da corregedoria do órgão, Aline Sinnott Lopes. Os cancelamentos foram feitos durante a Operação Mão Dupla, do Detran e da Polícia Civil, que apura esquema de transferência irregular de CNHs da capital sul-mato-grossense para Terenos.

Segundo a delegada, durante a investigação foram encontradas 50 irregularidades em uma autoescola de Terenos, inúmeras fraudes em documentos e comprovantes de residência. Em 18 meses, 40 pessoas foram presas.
O grupo investigado também fazia a legalização irregular de veículos. Conforme Aline, havia troca de informação entre os servidores do Detran e os donos de autoescola. Os suspeitos manipulavam as pessoas que eram chamadas a prestar declarações.

Os condutores que tiveram os documentos cancelados vão responder por falsidade ideológica e falsificação de documentos.


Já os detidos ficarão em prisão preventiva, sem a interferência dos servidores, enquanto as investigações continuam.


O que chamou a atenção da polícia foi o grande número de transferência de CNHs para o interior e o grande volume de fraudes em comprovante de residência. Segundo a corregedora, os servidores lançavam dados falsos no sistema e facilitavam a regularização de veículos sem que fosse feita a vistoria.