A campanha “Dezembro Laranja”, mês em que o câncer de pele é lembrado em ações de prevenção e combate, lançada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A campanha é: “Não espere até sentir na pele”. A campanha tem a parceria do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, da Secretaria de Saúde de Três Lagoas.
O município adere a campanha nacional de combate ao câncer de pele há 19 anos. A dermatologista Maria Angélica Gorga ressalta que a incidência de câncer de pele no município é considerada alta e por isso campanhas como esta são tão importantes. As lesões que caracterizam o câncer de pele, são fruto do acúmulo de exposição aos raios solares ao longo da vida, especialmente na forma que causa a vermelhidão ou queimaduras solares.
Para evitar a doença, a especialista dá dicas de como uso do protetor solar. “Evitar as cargas excessivas de radiação ultravioleta escolhendo horários mais adequados para atividades ao ar livre. Evitar o horário das 9h às 15h. Se estiver ao sol no período de intensidade, procure lugares com sombra.