Neste sábado (16), equipes das 16 unidades de saúde de Três Lagoas se dedicam na tarefa de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes da cidade durante o Dia D de Mobilização Nacional de Multivacinação. Os postinhos estarão abertos das 8h às 16h. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que, ao menos, 7.581 moradores de até 15 anos estejam com alguma vacina atrasada e poderão receber a dose da vacina que falta durante a ação.
A campanha nacional de multivacinação tem o objetivo de colocar em dia todas as vacinas previstas no calendário de imunização nestes dois grupos etários.
Dados do Setor de Imunização apontam que Três Lagoas possui 8 mil adolescentes de até 15 anos e 6.240 deles estariam desprotegidos com a falta de alguma das seis vacinas preconizada pelo Ministério da Saúde para este público. Entre as crianças menores de 5 anos os dados também são alarmantes: das 5.829 crianças, ao menos 1.341 delas não receberam alguma imunização prevista para esta faixa etária.
Para receber a vacina é preciso apresentar o Cartão SUS e a Carteira Nacional de Vacinação.