Veículos de Comunicação

10

Dia “D” contra Hanseníase e Verminoses é realizado em escola de Paranaíba

Crianças receberam orientações sobre os riscos das doenças

Crianças receberam orientações e também participaram de brincadeiras - Divulgação
Crianças receberam orientações e também participaram de brincadeiras - Divulgação

Foi em ritmo de brincadeira que as crianças das escolas municipais Major Francisco Faustino Dias e Ignácio José da Silva participaram do Dia D de combate a hanseníase e verminoses em Paranaíba. O evento ocorreu na quadra poliesportiva da escola Major.

As crianças receberam orientações sobre os riscos da hanseníase e também verminoses, algumas delas receberam o remédio contra verminoses no local, ao final eles receberam algodão doce e pipoca.

Para participar da campanha, os pais deveriam preencher formulários para uma pré-análise sobre possíveis casos da hanseníase. Com as fichas em mãos os agentes de saúde farão um levantamento de possíveis casos que serão encaminhados às unidades de saúde. O evento contou com a presença de diversas autoridades, que deram o exemplo para as crianças e também tomaram os remédios.

O prefeito Diogo Tita fez questão de enaltecer o trabalho conjunto das secretarias em prol das crianças do município e agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “É sempre muito bom ver esse trabalho conjunto dos nossos secretários. Estão todos de parabéns, pois é muito gratificante ver que a preocupação com nossas crianças é a tônica do trabalho de nosso município”, afirmou o prefeito.

Paranaíba é a terceira cidade de Mato Grosso do Sul com mais registros de casos de hanseníase, e de acordo com a enfermeira responsável pelo programa de Hanseníse, Carla Patrícia Eugênio, este dado não é negativo, e sim mostra que o município tem trabalhado na busca pelos casos.

O tratamento tem duração de cerca de um ano e em seis meses tomando a medicação a pessoa para de transmitir a doença, por isso ela destaca que a hanseníase tem tratamento e é eficaz.

Ela explica que no caso da hanseníase a única oportunidade de busca dos casos durante a campanha será na escola, pois não há os formulários nas Unidades Básicas de Saúde; já o remédio para verminoses, que é administrado dose única é possível encontrar em todas as Unidades.