Veículos de Comunicação

Três Lagoas

?Dia D? de Imunização contra gripe não atinge meta

O resultado equivale a 30,48% de cobertura, índice bem abaixo dos 80% da cobertura recomendada pelo Ministério da Saúde

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 15 em todo o Brasil, deverá se estender até esta sexta-feira em Três Lagoas. A prorrogação deve-se à baixa procura registrada na última semana por aqueles que pertencem ao grupo prioritário.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados na manhã de ontem, das 16.421 doses da vacina disponíveis para a população três-lagoense, pouco mais de cinco mil foram aplicadas. O resultado equivale a 30,48% de cobertura, índice bem abaixo dos 80% da cobertura recomendada pelo Ministério da Saúde. No último sábado, aconteceu o “Dia D” da campanha com atendimento especial em todas as unidades de saúde do município.


Ainda segundo relatório divulgado pelo Setor de Imunização, somados às doses aplicadas no dia D, foram vacinados 763 crianças de seis meses a dois anos de idade (27,75% do total estimado); 565 trabalhadores de saúde (31,11% do total) e 350 gestantes. Entre os idosos, a cobertura foi um pouco maior. Ao todo, das 10.406 pessoas com 60 anos ou mais, 3.266 compareceram aos postos de saúde para receber a dose da vacina. O índice corresponde a uma cobertura de 31,39%.  


Para aqueles que pertencem aos grupos citados ou são portadores de doenças crônicas, as doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, no Setor de Imunização e no Centro de Especialidades Médicas (CEM) em horário comercial – das 7h às 11h e das 13h às 17h.