Veículos de Comunicação

10

“Dia D” de vacinação contra Influenza atinge 20% de meta estabelecida para Aparecida

Vacinação prosseguirá nas unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Idosos a partir dos 60 anos fizeram parte do público alvo - Divulgação
Idosos a partir dos 60 anos fizeram parte do público alvo - Divulgação

O Dia “D” de vacinação contra a o vírus Influenza, causador da gripe foi realizado no último sábado em todos os postos de saúde de Aparecida do Taboado e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8h às 17h, e atingiu 20% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde devem ser vacinados até o dia 22 de maio, data de encerramento da campanha.

No “Dia D”, as equipes de imunização da Secretaria Municipal de Saúde vacinaram 1 mil pessoas do público-alvo. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Jampani, apesar de o percentual atingido parecer baixo, o número de vacinados é satisfatório por se tratar do início da campanha. Para atingir 100% do público-alvo deverão ser imunizadas 4,5 mil pessoas. O Ministério da Saúde estabelece que a Secretaria Municipal de Saúde consiga alcançar no mínimo 80% de vacinados.

O prefeito Robinho Samara e o secretário de Saúde, Luciano Silva, acompanharam o “Dia D” e também foram vacinados contra o vírus Influenza. “A vacina contra a influenza é muito importante. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos”, ressaltou o prefeito Robinho.

A vacinação prosseguirá nas unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 22 de maio. Além de imunizar a população contra a Gripe A H1N1, a campanha também irá proteger a população contra o vírus da gripe comum.

 

* Matéria editada às 14h50, para correção no título