O Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), data início da campanha nacional, foi realizado no último sábado, 8, em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h e conseguiu atingir 30,22% de seu público-alvo.
Três Lagoas
Dia D de vacinação contra paralisia infantil atinge 30,22%
A meta de vacinação é de 2.310 crianças
De acordo com a coordenadora de imunização em Paranaíba, Lilian Simão Rossi, neste ano, o público-alvo a ser vacinado na campanha com a vacina oral (VOP) é a partir dos seis meses, as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de seis meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação.
A meta do município é imunizar 2.310 crianças. Desse total, 262 crianças têm seis meses; 523 têm um ano; 467 crianças, dois anos; 528 crianças, três anos; e 530 têm quatro anos. Foram aplicados até o momento 698 doses. A campanha segue até o próximo dia 21.
Lilian explicou ainda que os pais que não puderam levar seus filhos aos locais de vacinação no Dia D podem se encaminhar aos postos de saúde nos próximos dias, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h. “Os pais ou responsáveis devem estar munidos com a carteirinha de vacinação da criança”, destacou.
A coordenação de imunização lembra ainda que está disponível a segunda dose da vacina contra gripe para as crianças de seis meses a menos de dois anos de idade.
Não há contraindicações para a vacinação, a não ser que a criança esteja doente. “Se a criança apresentar febre nas últimas 72 horas antecedentes à vacinação ou alguma infecção, é preciso esperar que ela se recupere”, explicou.
Nas unidades fixas, também serão atualizadas as vacinas atrasadas, caso a criança esteja com alguma pendência. Devem ser imunizadas crianças menores de cinco anos e a meta, em Paranaíba, é vacinar 92% do público-alvo, o que corresponde a mais de duas mil crianças.
Para a campanha, estão sendo distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral nos 115 mil postos abertos em todo o país para a vacinação. Para operacionalização da campanha, o Ministério da Saúde está investindo um total de R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios, sendo destinados R$ 13,7 milhões para aquisição das vacinas.