Dez horas ininterruptas de trabalho. Assim será este sábado (30)para os trabalhadores da saúde, em Três Lagoas, que estarão vacinando três grupos contra a gripe Influenza e a Tríplice Viral durante o mutirão de Dia “D” de Mobilização Nacional. Com esta ação, a expectativa é conseguir imunizar 20.126 moradores. A maior parte é composta por idosos.
Segundo levantamento obtido pela reportagem, desde o início da campanha – em 4 de abril – até o momento, somente 29,8% dos idosos e 48,8% dos trabalhadores da saúde foram imunizados. A partir de hoje, crianças cuja faixa etária seja maior que 6 meses e menores de 5 anos também poderão ser imunizadas.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização de Três Lagoas, Humberta Azambuja, o município deve vacinar 26 mil moradores nesta etapa da campanha. São 14.415 idosos; 3.242 trabalhadores da saúde e 8.342 crianças. Até esta sexta-feira (29), 4.291 idosos e 1.582 profissionais do setor da saúde foram vacinados.
“A campanha começou há quase um mês e vemos uma tímida procura. A partir da semana que vem, novos grupos poderão ser vacinados e isso, de certa forma, contribui fomentando à imunização de amigos e familiares”, avalia a coordenadora do setor.
2ª etapa
A partir de segunda-feira (2 de maio), outros grupos serão incluídos. Entre eles: gestantes e puérperas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.