Umidade relativa do ar em 10% e sensação térmica de 48°C. Esses são os efeitos da onda de calor, na tarde desta segunda-feira (20), em Três Lagoas. Os últimos dias do Inverno têm registrado as mais altas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, hoje a temperatura chegou a 43,1°C, na cidade, a mais alta registrada em 2021. Os moradores enfrentam sol forte e um calorão desde o fim de semana.
O município ficou atrás de Corumbá, cujo termômetro alcançou a marca de 43,9°C e a sensação térmica de 49°C, de acordo com a universidade Uniderp, ligada ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município de Água Clara é o segundo no ranking com temperatura de 43,2°C e sensação térmica de 48°C.
O meteorologista Natálio Abrahão explica que o Inverno está mais seco e quente, no comparativo com os anos anteriores. O panorama desta segunda-feira aponta que dos 36 municípios do Estado registraram temperaturas acima de 40°C e, outros, 39 acima de 37°C. A umidade relativa do ar ficou no índice médio de 12%, considerado nível de deserto.
A nova estação, Primavera, inicia na quarta-feira (22), com possibilidade trazer pancadas de chuva em algumas regiões do Estado. Porém, o volume será bem abaixo do esperado para o período.