A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal DST/Aids/HV (Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais) da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ação voltada a toda a população, nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro, até às 12h.
A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com a adesão da maioria dos Países, incluindo o Brasil.
Com a participação de alunos das Faculdades AEMS, unidade Sest/Senat de Três Lagoas e um grupo de revendedoras Avon, ação tem como principal objetivo orientar, prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação, associados à Aids, como explicou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids-HV, psicóloga Susie Domero.
“Junto com o material educativo, estaremos orientando as pessoas quanto à importância da prevenção de doenças, no caso a Aids, distribuindo gratuitamente preservativos masculinos e femininos e realizando o Teste Rápido HIV”, anunciou a Coordenadora.
“Neste ano, contamos também com a parceria e apoio dos principais supermercados da Cidade, na divulgação desta ação e da importância da prevenção da Aids”, informou Susie.
Ela se referiu às camisetas da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, vestidas pelos caixas dos supermercados, neste dia 1º de dezembro.
Na Praça Senador Ramez Tebet, a equipe do Programa Municipal DST/Aids/HV conta com a viatura do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-Itinerante), “devidamente equipada para a realização dos testes rápidos, com total sigilo do resultado dos exames, que é entregue em envelope lacrado somente à pessoa que realizar o exame”, assegurou Susie.
“As ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizadas há anos seguidos em Três Lagoas, no Brasil e no Mundo, têm conseguido excelentes resultados de conscientização e educação, reduzindo preconceitos e a discriminação e, principalmente, alertando as pessoas quanto à importância da prevenção, como hábito diário das nossas vidas”, observou a Coordenadora.