Neste sexta-feira (4), é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer e apesar do susto e todas as dificuldades enfrentadas pelo caminho, a superação é algo que depende de cada um. Lais Fernanda, mãe e profissional da beleza, venceu um tipo de câncer raro, que só se desenvolve durante o período gestacional. Mãe de dois filhos, Lais decidiu que queria aumentar a família. Foi uma gravidez planejada. Mas ao realizar as consultas de rotina, ela recebeu a surpresa: estava com coreogarcinoma.
Durante as 16 semanas de gestação, a dúvida dos médicos era saber como Lais tinha tantos sangramentos ao passo que a saúde do bebê em perfeito estado. Diante do quadro, a profissional da beleza foi encaminhada para um oncologista e após realização de exames, os médicos decidiram que a mais segura opção, era retirar o bebê. Tempos depois, Laiz foi diagnosticada com coreocarcinoma.
CÂNCER RARO
Os casos de coreocarcinoma são raros em Mato Grosso do Sul, mas em contra partida, outros tipos de câncer apresentam grande registros, como o câncer mama, seguido do câncer de próstata e tumores gastro intestinais. A médica oncologista Raquel Moreira disse que no ano passado, o setor de oncologia do Hospital Auxiliadora realizou tres mil tratamentos e mais de cinco mil atendimentos à pacientes oncológicos.
Laiz passou pelas sessões de quimioterapia, se recuperou e finalmente recebeu alta, ainda com exames de rotina e muitos cuidados. Mas havia uma recomendação em especial, não engravidar.
No entanto, ela desafiou a medicina, engravidou, e hoje, é mãe de três filhos lindos e saudáveis."Durante o tratamento, muitas pessoas fizeram homenagens, orações e até promessas em prol da sua cura. Eu fui curada, graças à medicina, ciência e fé".
Confira a entrevista completa abaixo: