Onúmero de diagnósticos de HIV reduziu em 23% entre 2019 e 2021. A pandemia da Covid-19 é apontada como a responsável pela queda de testagens e, consequentemente, diagnósticos. O coordenador do Programa IST/Aids, Jessé Milanez, explica a diminuição de diagnósticos entre 2020 e 2021 em relação aos anos anteriores. “É que com as medidas restritivas, que ficaram vigentes por mais de um ano no município , o programa deixou de fazer ações preventivas externas, nas fábricas, empresas e faculdades, e os moradores também deixaram de ir às unidades de saúde para se testarem”, pontua.
Em 2019 foram diagnosticados 109 novos casos, enquanto que, em 2020, houve redução de 26% no número de diagnósticos: foram registrados 80 novos casos. De janeiro a dezembro deste ano, o município diagnosticou 83 novos casos. Segundo Milanez, 33 deles são de moradores diagnosticados em outros municípios que foram transferidos para Três Lagoas. O número de testagens também diminuiu: foram 7,7 mil realizados em 2019 e pouco mais de 3 mil em 2020.
Ainda segundo o coordenador do programa, o perfil dos pacientes no município segue a mesma tendência nacional: homens de 18 a 29 anos. Dos 83 novos pacientes registrados em 2021, 56 homens e 27 mulheres.
Dezembro Vermelho
Assim como a campanha do Outubro Rosa, sobre a conscientização do câncer de mama, e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, dezembro chega com a missão de chamar a atenção da sociedade para a quebra de tabus com relação à Aids e ao HIV.
Em Três Lagoas, apesar do mês de campanha, os tradicionais mutirões de testagem rápida e distribuição de preservativos não serão realizados devido à pandemia do novo Coronavírus. “Ainda estamos limitados em ações pontuais em locais específicos e público pré-definido”, revela Milanez.
Tanto os testes quanto o tratamento é ofertado de graça pelo SUS.