Veículos de Comunicação

Sonho Realizado

Dilma participa da entrega de apartamentos por telões

Em Três Lagoas, a entrega oficial das chaves contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab

Entrega dos apartamentos contou com a presença de diversas autoridades  - Ana Cristina Santos/JP
Entrega dos apartamentos contou com a presença de diversas autoridades - Ana Cristina Santos/JP

Mesmo não estando presente fisicamente, a presidente Dilma Rousseff (PT) participou nesta segunda-feira da entrega dos 432 apartamentos do Residencial Orestinho, em Três Lagoas. A participação se deu simultaneamente por meio de telões instalados em cinco cidades onde acontecia a entrega das unidades habitacionais, construídas através do Programa Minha Casa, Minha, Vida do governo federal. Dilma esteve apenas em Caxias do Sul (RS).

Em Três Lagoas, a entrega oficial das chaves contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), da prefeita Márcia Moura (PMDB), dos deputados estaduais Eduardo Rocha (PMDB) e Ângelo Guerreiro (PSDB), do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narcizo de Lima, da secretária estadual de Habitação, Maria do Carmo, entre outras autoridades.

O Residencial Orestinho é composto por 1.432 unidades, as quais serão entregues em três etapas. Foram investidos mais de R$ 26,2 milhões na construção das unidades. A prefeitura e o governo do Estado foram parceiros na construção das moradias, com a doação de terreno e infraestrutura no local. As obras foram iniciadas em outubro de 2013.

De acordo com o ministro Gilberto Kassab, o programa Minha Casa, Minha Vida foi iniciada em 2010. Ao todo, foram contratadas 4,7 milhões de unidades habitacionais. Boa parte delas já entregues. “Até 2020 todas as unidades serão entregues. Isso significa mais de 15% da população brasileira morando no que é seu, e isso mostra uma grande transformação na vida das pessoas. Em cidades grandes, as pessoas moravam em favelas, nas beiras de córregos, em cortiços. Em cidade de médio porte, como Três Lagoas, as pessoas pagavam aluguel exorbitante”, destacou.

Segundo Kassab, apesar dos cortes que vem ocorrendo no orçamento do governo federal, dois programas não serão afetados: O Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. “O que existiu foi uma reorganização do cronograma. Até 2020, teremos 30 milhões de pessoas atendidas com os imóveis prontos. É um programa que veio para ficar”, salientou.

Durante a entrega das chaves, a prefeita Márcia Moura também teve a oportunidade para discursar simultaneamente nas cinco cidades onde ocorria o evento, inclusive em Caxias do Sul, local em que estava a presidente Dilma. Márcia agradeceu a presidente e parabenizou as famílias contempladas com as unidades habitacionais.

A aposentada Maria Conceição, de 72 anos, disse que há 12 anos fez a inscrição no Departamento de Habitação e estava no aguardo da casa própria. Ela disse que estava muito difícil pagar aluguel, mas que “graças a Deus conseguiu ser contemplada com a casa própria”.