O diretor da Santa Casa de Campo Grande, Wilson Teslenco, será o primeiro a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa. O depoimento está marcado para às 15h (de MS) desta segunda-feira (10), no plenarinho Nelito Câmara. A comissão investiga irregularidades na aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul.
Três Lagoas
Diretor da Santa Casa deve depor em CPI na Assembleia Legislativa de MS
Depoimento de Wilson Teslenco está marcado para esta segunda-feira
A convocação foi enviada a Teslenco na última quinta-feira (6). Segundo a assessoria da Casa de Leis, a Santa Casa é um dos hospitais que terão análise das movimentações de recursos do SUS nos últimos cinco anos. Em Campo Grande, o Hospital Regional também é alvo.
As outras unidades que estão na mira dos parlamentares são as de Corumbá, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí.
A CPI tem 120 dias para investigar as irregularidades, além de apurar a legalidade, oportunidade e conveniência das terceirizações de serviços realizados com verbas repassadas pelo SUS.
Andamento
A comissão solicitará informações à Secretaria Estadual de Saúde, aos prefeitos e gestores municipais de saúde, que terão prazo de oito dias para entregar documentos referentes aos convênios e repasses de 2012 e 2011. As informações referentes aos outros três anos devem ser entregues sete dias após o primeiro prazo.
A CPI contratará seis peritos – dois médicos, dois da área contábil e financeira e outros dois do setor jurídico – que não podem ter qualquer ligação com órgãos públicos ou entidades governamentais.
A comissão é composta pelos deputados Amarildo Cruz (PT) – presidente, Lauro Davi (PSB) – vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) – relator, Mauricio Picarelli (PMDB) – vice-relator e Onevan de Matos (PSDB).
População pode ajudar
A população pode contribuir com as investigações da CPI na Assembleia. Quem tiver alguma denúncia pode enviar e-mail para [email protected] .