Segundo o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, garantiu que as obras do contorno ferroviário de Três Lagoas serão retomadas até o final de março. O deputado e o secretário estadual de Transporte e Obras públicas, Edson Giroto, estiveram no início da semana em Brasília, onde se reuniram com o diretor do Dnit, para tratar da retomada das obras do contorno, que estão paradas desde abril de 2012.
Três Lagoas
Diretor geral do Dnit garante que obras do contorno serão retomadas até março
Reparos terão que ser feitos por causa da paralisação da obra, chuvas e erosões que avariaram aterramento em trechos da nova linha férrea, além de destelhamento de estação de embarque por conta do tempo em que ficou parada a obra
Ao Jornal do Povo, o deputado Eduardo, disse que o diretor geral do Dnit informou que faltou dinheiro para a conclusão das obras, mas que o órgão já está fazendo a reprogramação orçamentária para que os serviços sejam retomados. “O general garantiu que as obras serão retomadas no final de março” ressaltou o deputado.
De acordo com Rocha, o diretor geral do Dinit, general Fraxe explicou que, a princípio, as obras foram paralisadas por falta dos trilhos que ainda não tinham sido licitados, o que demandou análise do setor jurídico. “A questão dos trilhos foi resolvida, agora é preciso um complementofinanceiro para que as obras possam ser reiniciadas, mas o que os recursos serão disponibilizados para a conclusão dos serviços”, salientou Rocha.
Na semana passada, quando esteve em Três Lagoas, o secretário estadual de Obras, Edson Giroto, culpou o Dnit pelo atraso nas obras do contorno ferroviário de Três Lagoas e não poupou críticas ao diretor geral do órgão.“Só está faltando boa vontade do DNIT em pegar a reprogramação e conferir. Só estão faltando R$ 10 milhões a preço inicial para concluir a obra. Todo o material, os trilhos e dormentes estão ai. É só um ato administrativo, infelizmente está ruim o Dnit”, declarou, na ocasião Giroto.
As obras do contorno ferroviário, iniciadas em 2010, estão paradas desde abril de 2012 e, até hoje nãoforam retomadas, apesar dos trilhos e demais materiais necessários para a sua conclusão estarem disponíveis em Três Lagoas desde julho do ano passado. Os trilhos, procedentes da Turquia, era o material que faltava para a retomada das obras. Agora, porém, com todo o material já em Três Lagoas, está faltando à liberação financeira por parte do Dnit.