Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Diretor geral do Dnit garante que obras do contorno serão retomadas até março

Reparos terão que ser feitos por causa da paralisação da obra, chuvas e erosões que avariaram aterramento em trechos da nova linha férrea, além de destelhamento de estação de embarque por conta do tempo em que ficou parada a obra

Segundo o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, garantiu que as obras do contorno ferroviário de Três Lagoas serão retomadas até o final de março. O deputado e o secretário estadual de Transporte e Obras públicas, Edson Giroto, estiveram no início da semana em Brasília, onde se reuniram com o diretor do Dnit, para tratar da retomada das obras do contorno, que estão paradas desde abril de 2012.

Ao Jornal do Povo, o deputado  Eduardo, disse que o diretor geral do Dnit informou que faltou dinheiro para a conclusão das obras, mas que o órgão já está fazendo a reprogramação orçamentária para que os serviços sejam retomados. “O general garantiu que as obras serão retomadas no final de março” ressaltou o deputado.
 
 De acordo com Rocha, o diretor geral do Dinit, general Fraxe explicou que, a princípio, as obras foram paralisadas por falta dos trilhos que ainda não tinham sido licitados, o que demandou análise do setor jurídico. “A questão dos trilhos foi resolvida, agora é preciso um complementofinanceiro para que as obras possam ser reiniciadas, mas o que os recursos serão disponibilizados para a conclusão dos serviços”, salientou Rocha.
Na semana passada, quando esteve em Três Lagoas, o secretário estadual de Obras, Edson Giroto, culpou o Dnit pelo atraso nas obras do contorno ferroviário de Três Lagoas e não poupou críticas ao diretor geral do órgão.“Só está faltando boa vontade do DNIT em pegar a reprogramação e conferir. Só estão faltando R$ 10 milhões a preço inicial para concluir a obra. Todo o material, os trilhos e dormentes estão ai. É só um ato administrativo, infelizmente está ruim o Dnit”, declarou, na ocasião Giroto.
As obras do contorno ferroviário, iniciadas em 2010, estão paradas desde abril de 2012 e, até hoje nãoforam retomadas, apesar dos trilhos e demais materiais necessários para a sua conclusão estarem disponíveis em Três Lagoas desde julho do ano passado. Os trilhos, procedentes da Turquia, era o material que faltava para a retomada das obras. Agora, porém, com todo o material já em Três Lagoas, está faltando à liberação  financeira por parte do Dnit.