Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Diretora e alunos aprovam instalação de faixa elevada

Além dos alunos, os pais também aprovaram a nova sinalização

Alunos trafegam com segurança pela faixa elevada -
Alunos trafegam com segurança pela faixa elevada -

A direção e os alunos da escola estadual Dom Aquino Corrêa aprovaram a faixa elevada para pedestres, implantada na avenida Clodoaldo Garcia, em frente ao colégio. O chamado “traffic calming”, um tipo de quebra-molas mais largo e alto, foi instalado nessa segunda-feira e já está sinalizado.

Segundo a diretora da escola, Marizethe Bazé, essa já era uma reivindicação antiga da direção da unidade escolar. Ela informou que os alunos encontravam muita dificuldade para atravessar a avenida no horário de entrada e saída. “Era um tumulto muito grande. Agora, com essa faixa elevada, os alunos podem atravessar a avenida com mais segurança”, destacou.


Marizeth ressaltou que chegaram a cogitar a possibilidade de mudar o portão de entrada e saída dos alunos para a rua Darci Pio, uma via com menos tráfego de veículos. Entretanto, segundo ela, isso não resolveria o problema, uma vez que a maioria dos estudantes tem que atravessar a avenida Clodoaldo Garcia, já que moram na região do Santa Terezinha.
Na manhã de ontem, os agentes municipais de trânsito estiveram em frente ao colégio orientando os alunos a utilizar a faixa elevada e também alertando os condutores de veículos a respeitar os pedestres. Segundo a responsável pelo Setor de Educação no Trânsito do Deptran, Creuza Ramos, esse tipo de quebra-molas garante segurança para o pedestre atravessar a via, além de fazer com que o motorista reduza a velocidade do veículo.


Além dos alunos, os pais também aprovaram a nova sinalização. Vani de Oliveira, mãe de uma aluna, disse que esse tipo de sinalização é muito comum em vários municípios do país. “Eu morei por algum tempo no Rio Grande do Sul e lá as pessoas respeitam os pedestres. Em Três Lagoas, os condutores não respeitam. Agora, com essa faixa, quem sabe eles passarão a dar prioridade para os pedestres”, comentou.
A aluna Luana Damasceno também aprovou a faixa elevada. “Isso garante segurança para o pedestre. Antes, estava complicado atravessar aqui”, disse. A mesma opinião foi compartilhada pela estudante Bárbara Carvalho. “Eu aprovo essa faixa. Ficou muito bom”, declarou.