A 5ª Gincana da Primavera realizada pela Escola Municipal Olyntho Mancini teve início no dia 1º deste mês e encerra-se amanhã. Dentre os jogos está a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais recicláveis.
De acordo com o professor Jefersson Martins, toda comunidade pode participar da gincana doando alimentos ou auxiliando na arrecadação. A competição possui três categorias, sendo a primeira na modalidade de arrecadação de materiais recicláveis, a segunda tem objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis. As duas primeiras podem ter participação da comunidade. A última é uma competição entre os alunos ao título de Rei e Rainha Primavera. Os alunos vencedores da última categoria irão receber um tablet cada um.
Participam da gincana 20 equipes que são formadas pelas turmas da escola. Segundo Martins, a equipe campeã ganhará um passeio, que o destino ainda será definido.
Martins diz que o objetivo da ação é integrar a comunidade e a escola, dando ênfase a promoção do espírito solidário. “É muito mais gostoso juntar diversão e solidariedade, todos aprendem e todos ganham”.
Arrecadações
Todo alimento e valores arrecadados na gincana é doado para os próprios alunos da escola. “Entendemos que mesmo que tem o mínimo pode contribuir, e isso acaba retornando em dobro para quem precisa”.
O resultado da gincana do período matutino será divulgado as 10h do dia 26, e do período vespertino as 16h.
Balanço 2013
No ano passado foram arrecadados quatro toneladas de materiais recicláveis, uma tonelada de alimentos não perecíveis que reverteu em 63 cestas básicas. Cerca de R$ 10 mil foram arrecadados com vendas de materiais recicláveis. Com o valor arrecado também é realizada a festa para as crianças no mês de outubro. Em 2013, foram realizados teatros, apresentação com palhaço da cidade de Ilha Solteira – SP, cinema, aluguel de brinquedos e compra de guloseimas.